domingo, 17 de junho de 2012

Liderança: foco na tarefa x foco na pessoa;

Em meio aos desafios do dia a dia nas empresas muitas vezes começamos a nos ater somente aos resultados a serem alcançados. Procuramos fazer o planejamento da melhor forma e a focar nos recursos necessários. Passamos a nos comunicar somente pelos meios formais e a esperar a chegada dos resultados.

No entanto os resultados parecem não chegar com a velocidade que gostaríamos. Em paralelo uma série de problemas de comportamento dos nossos colaboradores começam a surgir. Pessoas descontentes, ausências inexplicáveis, revoltas pessoais isoladas ou em grupos.

Se mantivermos o mesmo foco, a mesma forma de agir, nossa tendência é culpar as pessoas. Frases e comentários do tipo: "pessoas são difíceis", "é muito estressante lidar com pessoas", " se pudéssemos eliminar o fator humano tudo funcionaria melhor".

No entanto a situação descrita acima acontece quando o líder para de exercer a liderança e começa a atuar somente como chefe. O foco somente na tarefa, por parte do líder, caracteriza este movimento. Quando isso acontece, apesar de todo o planejamento estar correto e os recursos disponíveis as coisas não vão bem.

É preciso gastar tempo com as pessoas. É preciso ouvir e atender a pedidos. É preciso estar presente nos momentos de desafios. É preciso focar nas pessoas.

Quanto focamos nas pessoas, pelo que tenho notado, as tarefas vão melhor, os resultados aparecem mais rápido, tudo acontece de forma mais suave e eficiente.


Nenhum comentário: