sábado, 15 de maio de 2010

Percepção e Realidade - WIND, CROOK e GUNTHER


A forma como vemos o mundo, ou aquilo que enxergamos (ou percebemos) dentre tudo o que vemos depende do que já conhecemos.

Nossos pensamentos estão estruturados sobre aquilo que já vivenciamos. Quando paramos e nos atemos a algo, uma nova estrutura de compreensão começa a se formar. Esse ato de parar por algum tempo e explorar coisas novas é fundamental para ampliar nossas experiências e aumentar nosso nível de percepção em relação à realidade que nos cerca.

A abordagem de educação significativa tem esse desafio. Como algo que um aluno nunca presenciou, ou sobre o qual nuca ouviu falar pode lhe ser significativo.

Em muitos momentos no processo de educação profissional e coorporativa é preciso criar espaço para momento de dar significado a assuntos nunca antes abordados.

"A necessidade de lutar por um objetivo está latente em cada pessoa"

O ser humano por si só busca desafios, busca novas compreensões, principalmente quando está relachado e não se sente ameaçado. Num ambiente de ameaças e riscos o instinto de preservação nos levará a lutar para que as coisas permaneçam como estão.

No geral nossa percepção do futuro e do próprio momento presente se dá como um motorista seguindo em frente passando a maior parte do tempo com os olhos fitos no retrovisor. Nossa tendência é ver o futura a partir das experiências que já tivemos, a partir das coisas que já conhecemos. Quando ao fazer nossa viagem paramos de olhar pelo retrovisor fixando os no que vem a nossa frente então começamos então a formar novas estruturas mentais e a adquirir novos conhecimentos.

Veja o texto abaixo:

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O pensamento inovador e criativo é aquele que conduz a novas percepções de uma mesma realidade, novos métodos, perspectivas originais, formas completamente novas de entender e conceber as coisas.

(Baseado no Livro: A força dos modelos metais. Wind, Crook, Gunter.

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