sexta-feira, 14 de maio de 2010

Confiança e Sucesso - SHINYASHIKI

Um dos caminhos para vencer o medo e suas conseqüências é simplesmente CONFIAR.

Confiar em Deus


O autor Roberto Shinyashiki escreveu em seu livro "A coragem de Confiar":
"A conexão com Deus é uma fonte de energia infinita para as nossas idéias. A oração é o recurso perfeito para buscar o melhor alimento para alma."
A própria cultura cristã afirma (citando uma passagem da Bíblia):
"Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele e o mais Ele fará"
Assim, parafrasenado o autor acima citado, a base para o sucesso pessoal e profissional é a confiança em Deus. A confiança em Deus também é chamada de Fé em Deus.
A Fé por outro lado também é a certeza de coisas que se esperam, é a plena convicção de coisas que não são possíveis de provar.
No ambiente de trabalho, como na vida pessoal como um todo a Fé/Confiança em Deus é uma atitude libertadora que dá aos que a possuem serenidade mesmo em meio a grandes turbulências.
Simplificando eu diria que fé em Deus é a convicção de que existe um Deus e este Deus olha por nós, ou seja, Deus está do nosso lado.

Confiar nas Pessoas

É preciso confiar nas pessoas com quem nos relacionamos.
Muitas pessoas tem histórias de vida que as levam a não conseguir confiar em ninguém.
As experiências passadas nos fazer ter maior ou menor capacidade de acreditar nos outros.
O que relamente se percebe é que é preciso confiar nos outros mas que é muito perigoso confiar em todas pessoas que conhecemos.
A confiança que depositamos nas pessoas deve ser seletiva, ou seja, é preciso escolher em quem se confiar.
No entanto, não confiar em ninguém também é uma postura prejudicial e que limita nossas realizações e que nos leva a viver de forma assustada e sempre na defensiva.
Pessoas que não tem valores morais como honra, credibilidade e respeito, pessoas que machucam os outros sem dar a isso a menos importância, pessoas sedutoras que dizem sempre o que se quer ouvir, são pessoas que devemos ter reservas ao te-las como amigos.
É como dizem alguns: Alguém que fala mal dos outros para você sempre que tem oportunidade com certeza falará mal de você para outras pessoas.
A verdade é que devemos evitar o convívio com esse tipo de pessoa. Devemos evitar as pessoas que sempre nos machucam, pois esse convívio pode nos fazer perder a fé no ser humano.
Agora é preciso ter em mente que o mundo não é formado de pessoas que querem nos machucar.
Há pessoas fantásticas que cruzam nosso caminho todos os dias e a essas pessoas devemos nos apegar e confiar.
O mais importante é que a despeito de tudo o que tenhamos sofrido com amizades passadas é sempre preciso dar um voto de confiança às pessoas que estão a nossa volta.

Confiar em si mesmo (AutoConfiaça)

Sonhar alimenta nossa alma.
Alguns dizem que somos do tamanho de nossos sonhos.
No entanto quando não confiamos em nós mesmos sonhamos de forma muito tímida.
Quando nossa autoconfiança aumenta nossos sonhos também aumentam.
Ninguém nasce com autoconfiança. Autoconfiança é uma valor pessoal que precisa ser construído a principalmente precisa ser cuidado para que não enfraqueça.
No entanto a autoconfiança exige consciência de quem somos, de onde estamos e para onde queremos ir. Sem esse tipo de autoconhecimento podemos assumir desafios muito superiores às nossas possibilidades o que enfraquecerá nossa autoconfiança.
Agora, como podemos saber onde estamos a quais desafios poderemos enfrentar?
A única forma de aprendermos a acertar é errando muito. A única forma de descobrir quais desafios podemos assumir e assumindo desafios e tendo êxito em alguns e falhando em outros.
Quem nunca erra não está crescendo.
Outro ponto para fortalecermos a autoconfiança é a persistência. Temos que escolher caminhos e seguir por eles.
Autoconfiança e competência andam juntas. Somente teremos autoconfianca se nos sentirmos competentes, somente teremos competência em algo se permanecermos tempo suficiente fazendo este algo até nosos erros serem em número menor que nossos acertos e somente permaneceremos muito tempo fazendo alguma coisa se tivermos tomado uma decisão anterior.
Por isso que eu entendo que autoconfiança é um valor pessoal a ser desenvolvido. A autoconfiança nos dá força para persistir e trabalhar em um objetivo até conseguirmos a vitória.
Nossos resultados do passado, as pessoas com quem convivemos, a forma que pessoas importantes em nossa vida nos trataram tem influência sobre nossa autoconfiança.
Quanto aos resultados do passado precisamos trazer sempre a memória vitórias que podem nos dar esperança.
Quanto às pessoas do passado precismos valorizar as pessoas que nos estimulavam e perdoar quem nos diminuia.
Autoconfiança também é a atitude de ser responsável pela sua própria vida e pelos seus próprios resultados. Pessoas com pouca autoconfiança não assumem seus erros e dificuldades mas sempre procuram alguém para colocar a culpa de seus fracassos.
Pessoas com autoconfiança elevada assumem a culpa por seus erros e fracassos, aprendem com isso e melhoram seu desempenho.

Quanto mais aprendemos a confiar, menos somos guiados pelo medo e mais nos fortalecemos para uma vida guiada pelo AMOR.

(BASEADO NO LIVRO "A CORAGEM DE CONFIAR" DE ROBERTO SHINYASHIKI")

Nenhum comentário: